Ortopedia Facial
Ortopedia Facial
“Harmonia entre maxila e mandibula”
A ortopedia facial é usada para corrigir desequilíbrios ósseos e musculares nos maxilares e assim melhorar a eficiência de algumas funções naturais da boca, como a respiração e a mastigação.
Esses tipos de problemas costuma ter duas origens possíveis: fatores genéticos e alterações nos processos da boca, como a falta de estímulo à mastigação e problemas respiratórios.
À diferença de outras áreas da ortodontia, a ortopedia facial atua nos ossos e não diretamente nos dentes. Por isso, esse tipo de tratamento costuma ser feito com aparelho removíveis e não fixos.
Também pelo fato de mexer com ossos, a ortopedia facial é aplicada geralmente durante a fase de crescimento, já que é mais fácil corrigir o desenvolvimento dos ossos enquanto estão se formando do que depois de formados.
É por isso que o uso de aparelhos em tratamentos de ortopedia facial entre adultos é menos eficiente. Nesses casos, a maioria dos pacientes é encaminhada para uma possível solução através da cirurgia bucomaxilofacial, tendo o aparelho apenas como um complemento para refinar o resultado.